Voltar para Home

 

   
 

 

 
 
 
 
 
 
 
     
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
  >>  D i c a s
 
 
 
> Dicas Ton Melo  -   Você Sabia?

   O Filtro de óleo serve para filtrar todo o óleo do motor, impedindo que partículas de sujeira como pó e o metal desprendido por fricção das peças e umidade circulem com lubrificantes dentro do motor, causando desgaste prematuro de componentes como pistões e bielas, entre outros.

 

   Quando a luz de advertências do óleo acende e apaga com o motor ligado, é sinal de problema.
As principais possibilidades são: lubrificante abaixo do nível mínimo, defeito na bomba de óleo,
filtro entupido ou problema na "cebolinha" do óleo.

 
   O filtro de óleo geralmente tem uma válvula de segurança instalada no interior do componente.
Caso haja entupimento do papel, a válvula se abre e faz com que o óleo, mesmo que esteja filtrado,
seja enviado para o motor, impedindo que esse funcione sem lubrificação.

 
   A troca do filtro de óleo deve ser feita conforme recomendação do manual do proprietário do veículo. Ao contrário do que se pensa, não existe prazo-padrão da substituição obedece a variáveis como condições de uso do veículo.

 
   Os reparadores devem ficar atentos aos dois modos de filtragem: a completa, em que todo o lubrificante é filtrado antes de atingir os segmentos a serem lubrificados, e a by pass.(sistema de derivação ou parcial). A filtragem completa exige uma válvula de alívio no filtro ou no cabeçote do motor. No sistema de derivação, o óleo não é filtrado totalmente. O maior volume do lubrificante volta ao cárter através de um by pass na bomba do óleo, equilibrando a pressão do sistema.

 
Nunca Faça Isso!
     Não reaproveite o filtro após a troca de óleo. No passado, esse procedimento era comum porque o óleo durava no máximo 5 mil quilômetros e a durabilidade do filtro era maior. Porém, hoje, com a evolucão dos lubrificantes, a vida útil do óleo aumentou muito e exige que o filtro seja trocado simultanemente.

 
     Não monte o filtro de óleo sem antes enchê-lo com um pouco do próprio lubrificantes. Caso contrário, o óleo levará mais tempo para atingir as partes altas do motor.
 
 
   

 

 

 

 

Desenvolvido por
NAG Conexão

Melhor Resolução de Vídeo 800x600

 

 

© 2005 Ton Melo - WebMaster

 
Make your own free website on Tripod.com